domingo, 11 de agosto de 2013

Tutoriais para feltro: Ponto Caseado, Pesponto e Ponto Atrás

Oi galera! 

Como prometido, vou falar sobre os pontos usados no artesanato com feltro, são bem fáceis!
O primeiro, e mais importante que eu uso é o Ponto Caseado. É possível fazer com outros pontos, inclusive, conheço bastante gente que faz diferente, mas para mim esse é o que fica mais delicado, e protege bem o feltro de desfiamentos ou estragos nas partes que precisam ser mais firmes. Eu sempre uso esse ponto para as partes de fora das peças, observem:


O ponto caseado é este que está em volta do círculo do chaveiro. Encontrei um vídeo bacana da Cristiane, bem simples para quem nunca fez:

Ponto Caseado:

Nas partes internas das peças, eu costumo usar um ponto mais simples, o Pesponto, para ficar mais escondido e não poluir a arte, mas o caseado também fica bonito, dependendo do tamanho e da intenção, que seja mais delicado ou mais rústico, vai muito do gosto de quem faz. Existem máquinas de costura que fazem o ponto caseado e o pesponto, mas eu gosto do aspecto de 'feito à mão' (além de não ter quase nenhuma prática com a máquina)

Pesponto:

Para bordar boquinhas, cílios ou olhinhos eu uso o Ponto atrás, caso você tenha dificuldades, recomendo desenhar sutilmente as formas que vão ser bordadas no pano antes de começar a fazer o ponto atrás.

Ponto Atrás:


A linha que eu uso e acho ideal, já que não embola, e é bem firme, é a Linha de Pesponto, da Costuratex:


É isso pessoal, aproveitem os tutoriais! :)

Beijos!

2 comentários:

  1. Fiquei com uma dúvida, pra fazer na máquina, que linha eu uso embaixo na hora de pespontar? A mesma de cima ou uma 'normal' mais fina??

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Oioi!
    Muito legal seu tutorial de pontos!!
    Gostei tanto que até linkei no meu blog, que também fala sobre costura feltro e outros trabalhos manuais.
    Dá uma olhada lá!
    Beijinhos!
    Ste
    (artesamao.wordpress.com)

    ResponderExcluir